16 curiosidades que você provavelmente nunca pesquisou no Google

16 curiosidades que você provavelmente nunca pesquisou no Google

Por que as janelas de avião são arredondadas? porque os tênis são chamados de tênis? Qual é a maneira certa de descascar uma banana? Algumas coisas usamos ou fazemos de vez em quando sem saber a verdadeira razão por trás dela. Que tal abrir seus horizontes e verificar se sua ideia está correta?

16- O buraco entre a câmera e o flash no iPhone

Esta questão já te incomodou? Esse buraco na parte de trás do iPhone é um micro alto-falante, uma entrada de ar, ou o que mais poderia ser? Na verdade é um microfone para gravar sons enquanto você usa a câmera traseira para criar vídeos. Além disso, ajuda a eliminar ruídos de fundo para tornar as suas conversas agradáveis e suaves. Cada palavra conta, certo?

15- Apliques com fendas em algumas mochilas

Esses apliques com dois furos em algumas mochilas são conhecidos como nariz de porco. Eles estão lá para que você possa pendurar algo. De acordo com Jamie Cormack, o cofundador da Herschel, foi originalmente projetado para transportar um machado de gelo. Isso certamente seria muito útil, hoje é mais uma maneira de prestar homenagem às boas e velhas mochilas albinas. No entanto você ainda pode usá-lo para levar uma garrafa de água ou qualquer outra coisa que você desejar ter acesso rápido.

14- O buraco no fundo de um cadeado

Já imaginou para que serve esse pequeno buraco no fundo de um cadeado? esse buraco permite que a água seja drenada caso o cadeado fique aberto na chuva. Em segundo lugar esta cavidade também pode ser usada para lubrificar o interior do cadeado. Quem teria pensado nisso?

13- O logotipo do sistema USB

Ninguém pode imaginar qualquer eletrônico associado a água. Mas o logotipo do usb tem uma ligação sutil com esse líquido. Ele espelha-se no tridente de Poseidon, o Deus supremo do mar. Como o tridente simboliza poder, o usb se apresenta como um poder tecnológico. A seta central representa os dados seriais, o círculo representa a tensão na qual o usb trabalha: 5 volts, e o quadrado representa a tensão no solo.

12- Pequeno retângulo colorido perto da extremidade selada de um tubo de pasta de dente

Essas marcas que você já deve ter visto são conhecidas como marcas de olho, elas estão lá para que a máquina de envasamento na linha de produção com o auxílio de sensores óticos saiba onde um tubo deve ser prensado, dobrado ou cortado. A cor das marcas de olho é irrelevante, desde que sejam escuras e distintas o suficiente da cor de fundo para que os sensores reconheçam.

11- Por que o copo de vinho tem uma haste?

A haste da taça de vinho existe para que o calor da palma da sua mão enquanto segura o copo não altere a temperatura do vinho. Os vinhos brancos e tintos assim como o rosé devem ser servidos na temperatura de cerca de 15 graus celsius. O vinho espumante é ideal na temperatura de 4 a 10 graus. Não há uma maneira ideal de segurar o copo de vinho, mas se você quiser parecer um especialista pode tentar fazer isso: pegue o copo mais próximo a base, entre o polegar, o indicador, e o dedo médio, já os dedos restantes encontrarão uma posição natural perto da base.

10- Para que serve a alça do pote de Maple Syrup?

Por que essas pequenas alças inúteis existem em frascos de Maple Syrup? Na verdade elas são reminiscências de uma época passada, quando as embalagens eram jarros de 5l. Esses jarros enormes tinham alças proporcionalmente maiores, mas à medida que os frascos se tornaram menores o mesmo aconteceu com as alças, apenas para manter o fator de originalidade.

9- O jeito certo de descascar uma banana

Você estava esperando por esse né. Você acha que sabe a maneira correta de descascar uma banana? Bem a maioria de nós tenta descascar uma banana começando pelo lado do caule e muitas vezes acaba esmagando esse lado dela. O jeito certo de fazer isso é conhecido como “o método do macaco” e com razão porque essa é a maneira que os macacos fazem isso. E se é suficientemente bom para os macacos deve ser bom para nós também. Esse método envolve beliscar o outro lado da banana com cuidado para que a casca se abra e você consiga descolar ela.

8- A Barbie tem sobrenome?

O nome completo da Barbie é Barbara Millicent Roberts. Seus pais são George e Margaret Roberts e ela não vem de Malibu, mas sim de lugar fictício chamado Willows, no estado de Wisconsin. Como a data de nascimento oficial da Barbie é 9 de março de 1959, o que a deixa com quase 60 anos, é útil saber seu nome e sobrenome. Agora você pode chamar ela de senhora Roberts, é preciso respeitar uma senhora que já teve mais de 130 profissões e ainda tem ótimas pernas!

7- Quem inventou o hidrante?

Essa é boa, ninguém realmente sabe quem inventou o hidrante, incluindo o doutor sabe tudo Google. Isso porque o escritório de suas patentes estavam sendo guardadas incendiou. Aparentemente não havia hidrante por perto para salvar as patentes do desastre, uma ironia não?

6- Meu cocô afeta o meio ambiente?
Todos nós tomamos como certo e quase nunca pensamos de onde vem, sim estamos falando do papel higiênico. Quase 30 mil árvores são cortadas todos os dias para atender a demanda global por papel higiênico. Cerca de 50% dessa enorme quantidade de árvores vêm de áreas onde espécies protegidas ou mesmo ameaçadas crescem e essas árvores poderiam ser uma grande ajuda quando se trata de desacelerar o aquecimento global e diminuir o dióxido de carbono na atmosfera. Adicione ao meio ambiente o efeito nocivo dos produtos químicos usados para produzir papel higiênico, mais a quantidade de água e energia necessárias para o processo de fabricação e talvez você possa considerar fortemente o uso de papel reciclado ou simplesmente usar o mesmo pedaço mais de uma vez.

5- Por que os trailers são chamados de trailer

A palavra inglesa trailer significa reboque e originalmente os trailers eram exibidos no final de uma sessão de filmes, mas a prática não durou muito porque os usuários saiam do cinema logo depois que os filmes terminavam, por isso trailers não vem mais rebocados pelos filmes e agora são mostrados no início da sessão.

4- Os croissants são realmente franceses?

Você acha que os croissants vieram da França? Se sim, então você não está sozinho. Devido ao nome francês é óbvio que a maioria das pessoas pensam que sua origem se deu na França, mas isso não é verdade. Croissants, na verdade, vem de Viena, Áustria. Eles foram criados para comemorar a vitória sobre o império Otomano, na batalha de Viena em 1683. O formato de lua crescente do croissant que todos nós amamos não foi escolhido por acidente: ele relembra o elemento central da bandeira otomana. Algumas pessoas acreditam que foi Maria Antonieta quem trouxe os primeiros croissants para Paris em 1770, mas eles só se tornaram populares na França em meados do século 19.

3- Por que as janelas dos aviões são arredondadas

No começo os aviões tinham janelas quadradas, mas em 1953 ocorreram 2 acidentes de avião e a forma quadrada das janelas foi a razão de ambos. Onde há um canto há um ponto fraco. Assim as janelas quadradas com quatro cantos, tinham quatro pontos fracos, altamente suscetíveis a rachaduras quando sob tensão. Na verdade a diferença de pressão de ar que as janelas experimentam de dentro para fora, formam uma tensão suficiente para que isso aconteça. Com isso em mente os engenheiros decidiram arredondar as bordas das janelas a fim de distribuir a pressão e a tensão de maneira uniforme.

2- Por que em inglês os tênis são chamados de Snickers e porque tênis aqui no Brasil?

Sneaker realmente tem a ver com sneaker: de volta aos tempos do inglês, o verbo “to sneak” significava alcançar algo, depois o significado mudou para “deslizar, rastejar”. Pela metade do século 17, uma pessoa tentar sair sorrateiramente era uma tarefa difícil porque os sapatos eram barulhentos e desajeitados. Os sapatos com solado de borracha foram inventados e se tornaram instantaneamente populares na Inglaterra no século 19. Eles receberam o nome de sneaker porque as solas dos pés não fazia um barulho enquanto caminhavam. Já por aqui o nome vem da palavra francesa “tênis”, expressão pronunciada pelo jogador quando dava um saque, algo parecido com o “toma”, o quê inglês ficou tênis. No século 20 os novos sapatos chegaram ao Brasil junto com o esporte, e os sapatos de tênis, logo com a palavra tênis, passou a designar o próprio calçado. Por isso hoje temos tênis para corrida, tênis para basquete, e tênis para tênis.

1- Por que as teclas do teclado não estão organizados alfabeticamente?

Quando as máquinas de escrever foram inventadas, as teclas eram organizadas alfabeticamente. Devido à posição de certos pares de alfabeto “s h t h e i o u” e assim por diante, os braços das teclas ficavam presos quando alguém digitava rápido demais. Então simplesmente mudaram de lugar as letras problemáticas, e é assim que nasceu o infame layout QWERTY.

Você consegue pensar em outros assuntos aleatórios que vale a pena perguntar ao Google?

Deixe um comentário

shares