7 Previsões de Stephen Hawking que já começaram acontecer e que vão sucumbir a terra

7 Previsões de Stephen Hawking que já começaram acontecer e que vão sucumbir a terra

O mais famoso cientista desde Albert Einstein, Stephen Hawking, será para sempre lembrado pelas suas contribuições inovadoras para física e cosmologia.

Ao ser diagnosticado com uma doença neuromotora aos 21 anos de idade, ao invés de aceitar o que os médicos acreditavam que era uma sentença de morte dentro dos próximos dois anos, Hawking resolveu desafiar tudo e todos e dedicar o resto da sua vida na busca por conhecimento. Enquanto suas descobertas eram profundas e inspiradoras, as visões dele sobre o futuro do planeta terra e os seus moradores eram extremamente pessimistas.

Aqui vão algumas das previsões mais terríveis de Hawking sobre quando e como o nosso mundo chegará ao seu fim.

7- Vacinas geneticamente modificadas terão efeito negativo a longo prazo

O gênio disse que uma das maiores ameaças à humanidade não viria do espaço, mas sim de coisas que estavam sendo criadas aqui na terra. Desde o momento em que cientistas começaram a brincar com vírus geneticamente modificados para tratar doenças humanas, eles também descobriram outros usos, por exemplo, pesquisadores que tentaram criar um vírus que pudesse matar células cancerígenas, acabaram criando um que pode combater o alcoolismo. Sua ação é introduzir uma informação específica nos neurônios que controlam o desejo de beber uma bebida alcoólica.

Hoje em dia, farmacêuticos estão até mesmo combinando diversos vírus letais em uma única vacina e fazendo coisas estranhas com misturas de DNA. Vamos pegar como exemplo a vacina rotatec que foi desenvolvida para proteger crianças do rotavírus e muitos bebês tomam três doses dela antes dos 6 meses de vida. Mas o que eles não Contam a você sobre essa vacina é que esse remédio é produzido misturando o DNA humano com o de uma vaca. Além disso os bebês têm duas vezes mais chances de sofrer convulsões durante as primeiras duas semanas logo após serem vacinados.

Enquanto as intenções dos farmacêuticos podem ser boas, o problema é que a gente ainda não entende completamente quais são os danos a longo prazo que essas vacinas podem ter. Mas toda vez que alguém tenta avisar as pessoas sobre os perigos de certas vacinas a opinião da massa vence.

6- Alienígenas vão invadir o nosso planeta

Hawking acreditava em vida extraterrestre e ele estava convencido de que eventualmente eles invadiriam nosso planeta. E não, infelizmente eles provavelmente não viriam em paz. Mas primeiro vamos voltar para o início literalmente. Você talvez já tenha ouvido falar da teoria do Big Bang, a explosão que criou o nosso universo há cerca de 13 bilhões de anos atrás. Bom Hawking criou o que chamamos de a teoria do multiverso que de acordo com ela, o universo que conhecemos hoje, é apenas um entre vários outros que foram criados a partir dos seus próprios Big Bangs, então basicamente universos paralelos.

Apesar de ainda não termos nenhuma evidência que comprove que nós não somos a única forma de vida inteligente existente com tantos planetas, galáxias e universos, a chances de que algum dia seres cósmicos encontrem a nossa rocha flutuante no espaço e decidam pousar aqui são grandes. Eles vão muito provavelmente nos destruir ou querer utilizar-nos como ratos de laboratório.

5- O universo vai terminar

No seu último texto “ A Smooth Exit From Eternal Inflation”,  terminado apenas duas semanas antes de ele morrer, Hawking previu que nosso universo vai eventualmente desaparecer na escuridão à medida que todas as estrelas perdem a sua energia e ele avisou que a gente precisa desesperadamente ir para outros universos o mais rápido possível, caso queiramos sobreviver.

4- Robôs vão substituir seres humanos

Apesar do fato de que a vida de Hawking basicamente dependia da inteligência artificial ele não confiava nem um pouco nela. Ele disse uma vez que isso talvez seja a pior invenção da história da nossa civilização porque ela pode acabar eventualmente substituindo completamente os seres humanos. Apesar de que a inteligência artificial que temos hoje em dia seja extremamente útil, Hawking avisou que o desenvolvimento desse tipo de tecnologia pode ser um erro fatal, caso a gente ignore os riscos que ela pode trazer. Ele previu que, uma vez que os seres humanos desenvolveram a inteligência artificial, ela vai começar a agir sozinha e se redesenhar a uma velocidade cada vez maior, e essa nova forma de vida pode eventualmente ficar mais inteligente e mais eficiente do que os próprios seres humanos, ou pior ainda decidir se livrar de nós.

Hawking tinha certeza de que não existe nenhuma diferença significativa entre o que o cérebro humano é capaz de fazer e o que a inteligência artificial pode fazer sozinha. Apesar desse aviso sério, mais e mais investimento seguem sendo colocados no desenvolvimento dessa tecnologia.

3- Armas nucleares vão destruir a humanidade

Hawking acreditava que o comportamento agressivo e irracional são os nossos piores traços como seres humanos, e se a gente não mudar nós vamos nos autodestruir. Mesmo assim não existe nenhum sinal de diminuição de conflitos atualmente. Então o desenvolvimento de tecnologia militar e armas de destruição em massa pode nos levar a consequências desastrosas as quais podem significar o fim do nosso mundo.

2- Nós vamos precisar encontrar outro planeta para viver

De acordo com Hawking nós vamos precisar encontrar outro planeta para viver dentro dos próximos 100 anos, caso contrário morreremos como espécie porque a terra já chegou em um ponto sem volta. Para nos salvarmos de problemas como superpopulação e a escassez de recursos que acompanha pandemias e poluição, nós precisamos descobrir novos mundos e virar uma espécie multiplanetária.

Mas então quais são as nossas opções habitáveis como a terra?

LUA – Apesar de a lua não ter atmosfera ela é o objeto celestial mais próximo do nosso planeta que possui imensos depósitos de recursos naturais. Além disso existem tubos de lavas antigas na sua superfície e que poderiam ser a localização perfeita para construir as primeiras colônias humanas. Contudo a Lua tem atividade sísmica extrema e os seus terremotos podem chegar ara até 5,5 na escala Richter. Terremoto tão fortes assim são potentes o suficiente para destruir prédios e outras construções.

MARTE – Marte com seu solo tóxico, frio de gelar os ossos e a atmosfera e irrespirável, obviamente não é a nossa próxima casa ideal, mas se construirmos bases espaciais bem protegidas de maneira competente talvez seja o suficiente para o estágio inicial de uma colonização humana do planeta vermelho.

CERES – Ceres é um planeta não localizado no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter. Astrônomos acreditam que ele pode ser formado por 25% de água, o que é uma boa notícia para nós seres humanos amantes de água em um planeta que é formado por 71% de água. Este planeta não tem sido considerado como uma localização em potencial para coleta de água para missões espaciais de longa distância, contudo, por ele não ter uma atmosfera, não viveríamos mudanças climáticas e nem enxergaríamos cores diferentes no céu se a gente vivesse lá.

EUROPA – Europa é coberta por uma camada de gelo o que pode estar sobre oceanos inteiros, por outro lado tem chuvas constantes de radiação mortal as quais nós humanos não sobreviveríamos. Além disso as temperaturas aqui são intoleravelmente frias.

TITÃ – A maior Lua de Saturno, Titã, também poderia ser uma colônia humana em potencial. Uma das vantagens de morar aqui é que ela tem uma atmosfera que protege a superfície da radiação e dos meteoros. O lado negativo é que essa atmosfera é formada por 95% de nitrogênio, 5% de metano e 0% daquilo que respiramos: oxigênio. Mas você não precisaria de um traje espacial para caminhar na rua por aqui, seria necessário somente se proteger do frio e ter uma máscara para respirar.

KEPLER-452B – O primo da terra kepler-452b orbita uma estrela parecida com o sol a 1400 anos-luz de distância da gente, e ele parece ser idêntico ao nosso planeta. Ele talvez tenha até água líquida na sua superfície, apenas não conseguimos ter certeza pois o planeta é coberto por nuvens densas quase que o tempo inteiro. Ahh e com certeza teríamos problemas com atividade vulcânica aqui.

1- A terra vai virar uma bola de fogo

O grande físico também previu que o nosso planeta vai entrar em combustão em menos de 600 anos. Quando chegar esse momento a terra vai estar tão super populosa que o nosso consumo de energia vai fazer com que o planeta queime e a raça humana morrerá. E fica ainda melhor: Hawking adicionou que o aquecimento global transformará as condições na terra semelhantes às de Vênus. A temperatura média vai ser cerca de 249 graus celsius, choverá ácido sulfúrico do céu e os ventos alcançarão a velocidade de até 362 km por hora. Nossa!

 Stephen Hawking avisou a todos nós que a mudança climática é um dos maiores perigos que a gente pode encarar, e algo que podemos prevenir se agirmos agora. Isso é algo que definitivamente não devemos deixar para depois.

Quais dessas previsões você acredita que acontecerão?

Deixe um comentário

shares