7 formas de sobreviver usando o seu celular

7 formas de sobreviver usando o seu celular

Pode ser que você nem sempre tem um kit de primeiros socorros consigo. Mas tem uma coisa que você, eu e provavelmente a maioria das outras pessoas neste planeta não sai de casa sem: É isso mesmo a roupa íntima. Ah, sim e também nunca saímos sem os nossos celulares.

Sim você pode estar viciado no seu telefone, mas ele pode acabar salvando sua vida em uma emergência. Agora supomos que você se encontra em uma situação complicada, que exige raciocínio rápido e algumas habilidades de sobrevivência, eu vou presumir que seu telefone ainda tem um pouco de bateria.

Vou dizer em primeiro lugar você pode ligar para os serviços de emergência, mas deixe-me acrescentar uma coisa antes que você diga: dããã e me ignora e para sempre. Você pode ligar para 190 no Brasil, 991 na América do Norte, ou 112 na Europa, mesmo que o telefone esteja bloqueado desativado ou sem chip.

Outra coisa legal é que todo celular está constantemente procurando por uma torre de sinal próxima para poder ter recepção. Isso acontece até mesmo quando você está em movimento então uma vez a cada poucos minutos, ele envia um ping para a torre mais próxima. Quando o ping encontra a torre, é o suficiente para que os serviços de emergência encontra em sua localização dentro de pouco mais de 1 km.

Se sua bateria estiver fraca ou você não tiver sinal agora, envie mensagem de texto para quantos contatos puder, comunicando o seu último paradeiro conhecido, o que aconteceu e como você se sente. Quando o sinal aparecer o telefone enviar a mensagem imediatamente.

Mas vamos ser um pouco mais extremos! Imagine que seu telefone tinha ficado sem bateria. Se você não puder usar o como pretendido, desmonte-o. Um smartphone é cheio de tesouros de sobrevivência: tela, fios, bateria, chips.

Todos esses itens tornaram sua vida muito mais fácil. Se você estiver sozinho no deserto, com nada além de um telefone sem carga na mão. E aqui está como eles podem servir:

1 – Caixa de armazenamento que cabe no bolso

Você pode usar seu telefone ou o case como uma caixa de armazenamento para alguns itens pequenos. Pode ser uma lâmina de barbear, uma agulha, uma linha de pesca ou um curto guia de sobrevivência em um saco plástico.

Esse papel também pode ser usado mais tarde para iniciar um fogo ou você sabe? Você pode usar o telefone em si.

2 – Iniciar um fogo

O fogo é o seu melhor amigo, quando você está perdido no mundo selvagem. Você pode ir fazer um sinal de fumaça com ele, cozinhar sua comida, proteger-se de animais predadores e mais importantes: manter-se aquecido.

Quase qualquer bateria incluindo a bateria do Smartphone pode ser usada para iniciar um fogo. Primeiro: providencie para que você tenha tudo de que precisa, uma bateria um fio e um pouco de material inflamável para sua fogueira. Coloque uma extremidade do fio na parte positiva da bateria e a outra na negativa, ela vai imediatamente brilhar e esquentar. Então seu tempo é limitado! Além disso, você terá apenas uma chance! Sem pressão tá legal?

3 – Refletir um sinal de Socorro (SOS)

É claro que hoje em dia a maioria dos smartphones tem uma lanterna embutida, que pode ser útil quando você está em uma situação de emergência à noite. Mas lembre-se sua bateria está sem carga. Então como você pode enviar um sinal de Socorro?

Fácil! Use a tela para refletir a luz do sol ou da lua. Reflexos do sol podem ser vistos a longas distâncias como um sinalizador. Mas ainda assim você precisa ser bem preciso, se quiser que alguém o veja.

Imaginemos que você esteja perdido em algum lugar e vejo um navio na água ou um avião lá em cima. Primeiro faça um sinal de paz e amor com seu dedo indicador e médio, estique o braço e segure em V na sua frente em seguida coloque o avião ou navio para o qual você está enviando sinais. Entre esses dois dedos você vai querer direcionar a luz lá para ter certeza de que eles sabem que você precisa de ajuda.

É bom lembrar o código Morse para Socorro. São… Ou flashes rápidos e Luz três traços ou flashes mais longos e mais…

4 – Navegação

Sua bateria está sem carga então seu aplicativo de GPS não pode fazer muita coisa nesse momento. Não entre em pânico! Você pode fazer uma bússola com seu telefone no estilo Magaiver.

Mesmo os modelos mais antigos de celular tem um imã e um pedaço de fio que pode servir de agulha para bússola. Você precisará de cerca de 1 a 3 cm de fio metálico. Coloque uma de suas extremidades no imã para magnetizar, não esqueça que lado do fio você magnetizou, isso é crucial!

Agora você precisará de um pequeno pedaço de papel ou de uma folha seca não muito maior que o próprio fio. Coloque o fio na folha e deixe flutuar em uma poça limpa, certifique-se de que não haja objetos metálicos por perto, pois eles podem estragar tudo. Se você fez tudo certo a parte magnetizada do fio apontará para o norte dentro de alguns segundos.

5 – Uma arma ou ferramenta afiada

Os telefones estão cheios de peças de metal duro, que podem ser afiadas em uma rocha e usadas como arma ou faca, e uma ferramenta afiada como essa pode ser crucial para sobreviver na natureza.

Você pode cortar galhos para fazer uma fogueira, raspar a casca de árvore para usar como o material para iniciar o fogo, e cortar raízes para usar como corda. Você pode até mesmo aprender a sua pequena lâmina, a um bastão ou galho pequeno e assim ter uma lança de pesca. Ou simplesmente uma arma bastante resistente para se proteger de animais selvagens.

6 – Anzóis de pesca

Se você não acha que é rápido o suficiente para capturar seu jantar de Frutos do Mar Use algumas dessas pequenas partes pontudas e afiadas do seu telefone como Anzóis para pescar.

Você pode prender a peça ao final de um pedaço de barbante ou corda, colocar uma minhoca nela e prontinho. Se você já tem suprimentos suficientes, pode até mesmo fazer várias dessas varas e seguir com seu dia normalmente enquanto o próprio jantar se pesca.

7 – Primeiros socorros

Se você tem um corte grande no braço ou na perna, pode usar o cabo do seu fone de ouvido como um torniquete para interromper o sangramento. Ok, pode não ser parte do telefone em si, mas, vamos lá! Você provavelmente tem o seu carregador ou fone de ouvido consigo também!

De qualquer forma eles são seguros para usar para sangramento arterial. Esse é o tipo pulsante vermelho brilhante ao contrário do sangramento venoso que é mais escuro e sai um fluxo constante sem pulsar.

Como último recurso coloque primeiro pedaço de pano na sua pele cerca de 2 cm acima da ferida, um pano serve para proteger a pele. Em seguida pegue o cabo do fone de ouvido e enrole em torno desse ponto apertando bem se o sangramento parar dentro de 2 minutos você fez tudo certo.

Apenas nunca mantenham torniquete por mais de uma duas horas, caso contrário pode causar falta de oxigenação dos tecidos. E bem, você definitivamente não quer fazer isso! Espero que sua luta pela sobrevivência nunca chegue a esse ponto.

E talvez os seguintes aplicativos podem evitar que isso aconteça!

Family locator e apps semelhantes – Conectam os telefones de seus familiares a uma rede. Esse tipo de aplicativo mostrar a sua localização em um mapa para que seus entes queridos saibam onde você está e como encontra-lo.

Aplicativos de emergência – como o SOS + permitem que você aperte um botão de alarme seu telefone, para que todas as pessoas em sua lista de contatos de emergência, saibam que algo aconteceu com você. Uma versão avançada desse aplicativo também irá chamar os serviços de emergência.

SaveMePro – aplicativo que lhe permite Ligar para Emergência sem ter que realmente colocar o número. Você aperta o botão liga-desliga oito vezes e a chamada é acionada. A propósito, esse aplicativo foi desenvolvido por uma criança de 12 anos de idade.

Uepaa! – Se você estiver indo para as montanhas, baixe o aplicativo uepaa! que permite que o seu smartphone, funcione como um transmissor que envia um sinal para até 450m. Se o aplicativo reconhecer que o usuário não se moveu por um longo tempo ele enviará automaticamente o sinal SOS para todos os dispositivos disponíveis.

Verificação de Segurança do Facebook – E por fim a verificação de segurança do Facebook, funciona automaticamente se você tiver o aplicativo do Facebook em seu telefone. O aplicativo determina se você está em uma zona de desastre, e envia uma solicitação especial. Tudo que você precisa fazer é responder se está Seguro ou não e essa resposta irá aparecer no feed de notícias de seus amigos como uma notificação.

Então se o seu telefone estiver cheio de jogos e apps de mensagens de mídia social talvez confira a loja de aplicativos e faça o download de um que ajudar a manter o seguro no caso de uma emergência. É sempre melhor estar preparado antecipadamente para que você não precisa desmontar seu telefone na luta pela sobrevivência.
Ainda assim quem pensaria que seu telefone poderia fazer tudo isso?

Deixe um comentário

shares